A representação do nordeste no Brasileirão

16 Outubro, 2018 16:360 comentários

A região nordeste do Brasil tem seu próprio estilo forte e apaixonado de jogar futebol, e também tem o seu próprio torneio na Copa do Nordeste. Porém, é dentro do Brasileirão onde a competição fica ainda mais forte.

A imagem pode conter: pessoas praticando esportes

As equipes nordestinas na Série A

Para a atual edição do torneio, quatro representantes do futebol nordestino participam do Brasileirão: Bahia, Ceará, Vitória e Sport, e dois desses clubes, já sabem o que é ser coroado campeão na primeira divisão: o Esporte Clube Bahia o fez em 1959 e 1988, deixando boas lembranças para seus fãs, como a Fox Sports aponta; enquanto Sport Recife atingiu o título em 1987.

No entanto, dentro do atual campeonato da Série A, as equipes nordestinas estão lutando para não descer, já que Bahia é a equipe melhor posicionada das quatro, e se esforça para ficar fora dos últimos cinco lugares na classificação geral.

Ao contrário, o paulista Palmeiras é quem lidera a classificação geral, e também é o favorito de casas de apostas como o https://www.betfair.com/br para ser o atual campeão da Série A, já que concedem 53,8% de possibilidades para eles em 13 de outubro.

A equipe verde de São Paulo, ainda tem duas partidas pendentes contra as equipes nordestinas neste torneio: recebe o Ceará no dia 21 de outubro, e receberá o Vitória na última data do campeonato. Além disso, também participa da Copa Libertadores, onde já está nas semifinais.

O futebol se vive de maneira diferente no nordeste

O futebol no nordeste do país é cheio de clássicos estaduais, como Bahia x Vitória, ou Sampaio Corrêa x Moto Clube, que são vividos com muita paixão e intensidade a cada jogo.

Uma amostra disso é apresentada pelo site do UOL Esporte, com o recente sorteio de grupos da Copa do Nordeste 2019, que terá grandes jogos clássicos e uma mudança de formato na competição.

A mudança mais importante que foi anunciada durante o evento que ocorreu em Maceió, no dia 4 de outubro, foi que os 16 times agora vão competir em dois grupos, ao invés de quatro; e cada um deles vai se enfrentar contra todas as equipes do grupo adversário.

Dessa forma, os quatro melhores de cada grupo avançam para uma fase de mata-mata. As quartas-de-final e as semifinais serão disputadas através de um único jogo, enquanto a final será de ida e volta.

A Copa do Nordeste 2019, será realizada de abril a julho, e nesta competição, o atual campeão é Sampaio Corrêa, que atualmente joga na Série B, e enfrentou a Bahia na final de 7 de julho, como mostra o resumo do encontro pelo título do Nordestão, feito pela Globoesporte.

As equipes do nordeste procuram dar o seu melhor desempenho dentro da Série A, porém a competição não é fácil. No entanto, dois deles já mostraram em ocasiões anteriores, que é possível levantar a Copa do Brasileirão, e trazê-la de volta para o nordeste.

Deixe um comentário nesta matéria

You must be logged in to post a comment.