Copa Cidade Verde de Futebol Sub-13 é aberta no Lindolfo Monteiro

11 Junho, 2019 0:180 comentários
Spread the love

O estádio Lindolfo Monteiro sediou, na tarde desta segunda-feira (10), a cerimônia de abertura da Copa Cidade Verde de Futebol Sub-13. O torneio será disputado até o mês de julho e é o primeiro organizado pela Federação de Futebol do Piauí (FFP) nesta faixa etária. A competição tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Teresina (Semel) e do Grupo Cidade Verde de Mídia. 

O evento inaugural contou com a presença das 30 equipes participantes, acompanhados de seus treinadores, além de pais e amigos que ocuparam as arquibancadas do estádio. Uma estrutura especial foi montada no Lindolfo Monteiro para garantir a realização de uma grande festa, que teve apresentação musical da Orquestra Sanfônica de Teresina. 

Participaram da solenidade o presidente da FFP, Robert Brown, o secretário de esportes de Teresina, Miguel Rosal, o secretário municipal de Comunicação, Fernando Said, o diretor-presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, e o empresário e ex-senador João Vicente Claudino. 

Coube a Nadja Rodrigues e Herbert Henrique a apresentação das equipes participantes. Um a um, os 30 times entraram em campo uniformizados e com bandeiras que traziam seus escudos. Em seguida, a Orquestra Sanfônica de Teresina executou o Hino Nacional em ritmo de forró. 

Na sequência, o atleta Edson Filho, bicampeão piauiense Sub-11 com a Escolinha do Flamengo, foi ao palco para fazer o juramento dos atletas. 

Quem também marcou presença no evento foi o atacante piauiense Wesley Smith, que atua no futebol asiático e se recupera de uma lesão em Teresina. “Eu sonhei igual a vocês. Cheguei em Teresina, me destaquei”, disse o jogador, que deixou sua mensagem aos atletas. “Estudem, sejam pessoas boas, pessoas do bem, que as coisas sempre acontecem. Para quem trabalha, quem estuda, quem é do bem, nada da errado na vida”.

Após a solenidade, Escola Flamengo e Gol de Placa fizeram o jogo de abertura da competição, com vitória do Fla por 8 a 1

O torneio

No Sub-13, os jogos duram apenas 50 minutos, divididos em dois tempos de 25 minutos. Os treinadores podem fazer até seis substituições, com direito a três paradas técnicas ao longo da partida, para hidratação dos atletas e orientação tática. 

São 10 grupos de três equipes, que se enfrentam entre si em suas chaves. O campeão avança para as oitavas de final junto com os seis melhores segundos colocados. O torneio segue em mata-mata até julho, quando será conhecido o campeão. 

Autoridades ressaltam importância da Copa

Em seu discurso, o presidente da FFP, Robert Brown, falou da alegria de ver centenas de garotos motivados para disputar o torneio. “Eu me emociono muito quando eu vejo uma competição desse nível, com um monte de garotos (…) Eu estou feliz demais. Quero dizer pra vocês que a gente mede uma competição de sucesso no dia que a gente faz a abertura. Eu tenho certeza que a Copa Cidade Verde será sucesso total”.

O secretário de esportes e lazer falou da honra de ver a torcida presente no Lindolfo Monteiro e enalteceu os atletas. “Aqui nós temos parte do futuro do esporte do estado do Piauí e porque não dizer do Brasil. Aqueles que se dedicarem certamente se sairão muito bem. Todo mundo aqui é um craque. Precisa permanecer craque”, disse Miguel Rosal. 

O ex-senador João Vicente Claudino parabenizou todos os envolvidos na organização da Copa Cidade Verde e deixou sua mensagem aos jogadores. “Eu não estou vendo garotos e nem atletas, eu estou vendo sonhos”, afirmou. “Que realmente essa competição seja uma marca importante na vida de todos”. 

Jesus Tajra Filho parabenizou atletas, parentes e amigos que foram ao Lindolfo Monteiro. “O Piauí precisa incentivar seus jovens, dar as condições necessárias, para que desenvolvam sua capacidade de jogar futebol aqui no estado. Nós queremos ver os nossos times todos brilhando e honrando o estado do Piauí”, afirmou o diretor-presidente do Grupo Cidade Verde. 

Fernando Said representou o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e destacou o papel do poder público municipal no incentivo ao esporte. “Nós vamos ver muitos gols aqui, mas nós vamos ver também muitos gols nos estudos e no futuro da cidade de Teresina. (…) Se nós somos primeiro lugar em educação, nós podemos também ser primeiro lugar no esporte”.

Fábio Lima (da Editoria de Esportes)
redacao@cidadeverde.com

Deixe um comentário nesta matéria

You must be logged in to post a comment.