Batalhense lança livro no próximo dia 24, em Teresina

16 Maio, 2016 14:340 comentários 18 views

Dutrabatalha_006A comunidade acadêmica do Piauí e o público em geral poderão participar do lançamento do livro “O Acompanhamento do Estágio Supervisionado na Formação Docente: concepções e condições de trabalho dos supervisores”, que será realizado no próximo dia 24 de maio (terça-feira), às 18h30, na Livraria Anchieta, localizada em avenida Nossa Senhora de Fátima, 1557, Zona Leste de Teresina (PI). O livro tem na autoria o Prof. Dr. Raimundo Dutra de Araújo, que atualmente é pró-reitor de Extensão da UESPI.

Neste livro, o autor apresenta o resultado de sua uma pesquisa de doutorado realizada no PPGE da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Brasil, com contribuições do estágio de pós-graduação realizado na Universidade de Aveiro (UA), Portugal.Dutrabatalha_007

“Adotamos uma abordagem do tipo qualitativa e utilizamos as entrevistas semiestruturadas como fonte principal de dados. Com base numa dimensão sócio-histórica, o estudo sistematiza o referencial teórico adotado para problematizar as concepções de estágio, as práticas supervisivas e as condições de trabalho dos supervisores e analisa a atividade de oito supervisores de estágio, quatro brasileiros e quatro portugueses. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de que seja fomentada uma formação inicial de professores em que o Estágio Supervisionado seja visto como uma etapa formativa permeada por múltiplas concepções; a necessidade de uma organização do Estágio Supervisionado na formação docente de forma que sejam estabelecidas as funções de todos os sujeitos envolvidos; é preciso se considerar o trabalho de acompanhamento de estágio realizado pelo supervisor como fundamental no processo formativo; é necessário que se considerem os diversos modos de acompanhamento de estágio, pois a multiplicidade de práticas está relacionada às condições e características de cada contexto. Palavras – chave: Formação inicial de professores. Estágio Supervisionado. Práticas supervisivas”, explica o autor.

Raimundo Dutra, mais conhecido por Bidoca, é filho do saudoso Luiz Dutra de Araújo, popular Luiz Binga, que trabalhou muitos anos na Sucam (atual Funasa).

 

Deixe um comentário nesta matéria