Comunidade CEDRO recebe ajuda do Poder Judiciário na execução de projeto Ambiental

15 Dezembro, 2016 8:334 comments 22 views

cedroO homem, ao longo da história, tem promovido mudanças danosas ao meio ambiente, gerando condições que ameaçam todas as formas de vida do planeta. Nesse contexto, a comunidade Cedro, localizada a aproximadamente 25 km da sede do município de Batalha- PI, compõe esse arcabouço de ameaças a natureza. Esta, em seus primórdios, foi agraciada por riquíssimas fontes de recursos naturais que, com o passar do tempo, estão sendo extintas por meio de ações humanas desenfreadas.

Visando diminuir a degradação ambiental existente, o acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFPI) Raimundo Nonato juntamente com moradores da referida comunidade e com o apoio da equipe docente do Curso vêem liderando a execução do projeto: Plantando Hoje para colher Amanhã cujo objetivo geral é recuperar Áreas de Proteção Permanente – APPs e açudes através da autogestão comunitária dos recursos naturais e da adoção de práticas de manejo sustentável pela comunidade rural.

As atividades estão sendo desenvolvidas desde março de 2015 e envolvem um rol de ações como: processos de conscientização dos moradores, formação continuada de educadores, educandos e populares, revitalização de dois reservatórios d’água existentes na comunidade, reflorestamento de pontos estratégicos de Áreas de Proteção Permanentes – APP entre outras.cedroprojeto-1

O projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Piauí –  UFPI, Poder Judiciário da Comarca de Batalha – PI, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – SEMAR – PI, Centro de Educação Ambiental e Assessoria – CEAA Grupo Agroecológico da Comunidade Grossos de Batalha – PI e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Batalha – PI.

Ressalta-se que dentre as ações já realizadas 85% foi com aporte financeiro custeado pelo Poder Judiciário da Comarca de Batalha – PI pois, o projeto em destaque participou de um processo seletivo juntamente com outras entidades promovido por esta juridição e foi contemplado com 12.000,00, onde nesse momento encontra se em fase de aplicação.

Compreende-se que ainda são necessárias muitas ações a serem realizadas para que o seu impacto seja ainda maior para a melhoria do ambiente, porém entende-se que estes primeiros passos foram de fundamental importância. A proposta é dá sequência as ações e em 2017, firmar novas parcerias, sobretudo com a Prefeitura municipal de Batalha – Pi, pois sabemos de sua importância para o projeto.

Segundo Raimundo Nonato, “é preciso deixar claro que todas as ações estão sendo protagonizadas pela comunidade especialmente pela equipe que compõe a escola local (Dom Severino) e que ficaremos muito gratos se outras comunidades reproduzirem o projeto, pois assim teremos certeza de dias melhores para as futuras gerações”.

Portanto, com o anseio de um futuro melhor para o planeta o projeto se apóia no pensamento de Chico Xavier: “o homem não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode começar agora e construir um novo fim”.
thumbnail_20160625_100832 20161207_090059-1 20160617_080915-2 35-1

4 Comments

  • Pr. Marcos A. Ribeiro

    Parabéns ao belo projeto de impacto ambiental desenvolvido. Que Deus os abençoe!

    • Raimundo Nonato

      Obrigado pr.
      O nosso anseio é que outras comunidades copiem o projeto pois é muito importante para a permanência de vida no planeta.

  • Bela reportagem e verdadeira…
    Se juntarmos um pouco de vontade de cada um somos capazes de mudar o local que vivemos. Obrigada a todos os parceiros e ainda vamos precisar ainda de outros para concluirmos esse lindo projeto

  • Como geógrafo docente eu fico maravilhado ao saber de ações como essa! Parabéns a todos os envolvidos! São de cidadãos assim que o mundo precisa.

Deixe um comentário nesta matéria