11 fogem de penitenciária de Esperantina e a polícia inicia recaptura

11 Fevereiro, 2017 15:452 comments 22 views

Na madrugada deste sábado (11/02), onze presidiários fugiram da Penitenciária Regional de Esperantina. Policiais já conseguiram recapturar quatro presos e está na busca de outros sete.

Os presos aproveitaram a forte chuva de ontem e fugiram por um buraco no pavilhão D. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Piauí (SINPOLJUSPI), José Roberto, a penitenciária tem uma estrutura deficiente desde sua fundação e o sistema de segurança é precário.

“Não há cerca elétrica, os muros de contenção são baixos, o reforço na segurança é feito por meio de cães, patos, galinhas e gansos, comprados pelos próprios agentes penitenciários, para darem alerta na hora das fugas, não tem policiais nas guaritas, e ontem, os fugitivos aproveitaram a chuva forte e empreenderam fuga. Ao todo são 400 presos na unidade e cinco agentes penitenciários no plantão. É necessário dizer que essa história irá se repetir”, afirma José Roberto.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), informou que a Penitenciária Regional de Esperantina e outras unidades do Estado passarão por reforma e aparelhamento tecnológico na parte de segurança.

COMUNICADO DA SEJUS

Agentes penitenciários e policiais militares capturaram, na manhã deste sábado (11), quatro presos fugitivos da Penitenciária Regional de Esperantina. A ação aconteceu logo após a ocorrência de uma fuga na unidade. Os agentes prisionais estão em busca de outros sete presos que fugiram.

Os detentos fugiram por meio de buraco, no pavilhão D. Constatada a fuga, as forças de segurança pública foram informadas e as equipes de segurança prisional iniciaram o processo de captura dos detentos fugitivos. De acordo com o gerente da Penitenciária de Esperantina, Agnaldo Lima, a segurança na unidade está sendo reforçada.

“Temos trabalhado, diuturnamente, para manter a ordem no presídio. Nas últimas semanas, evitamos a ocorrência de fugas, impedindo várias tentativas de presos fugirem do presídio. Embora tenha acontecido esse episódio, continuaremos reforçando a segurança e trabalhando, proativamente, na administração da penitenciária”, pontua.
Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), a Penitenciária Regional de Esperantina passará por processo de com reforma e aparelhamento tecnológico na parte de segurança, através do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí que está sendo executado pelo órgão.

Os presos capturados são Evandro Pinheiro de França, Anderson Bruno Aguiar Costa, Josenildo Sousa Dias e Francisco Cesanildo da Silva Santos – este ficou ferido durante a fuga e recebeu atendimento médico. Os detentos serão colocados em área de triagem e um procedimento administrativo, com medidas disciplinares aos presos, será aberto.

FONTE: 180graus

2 Comments

Deixe um comentário nesta matéria