• Carlos Magno

Os reis da irresponsabilidade

14 Fevereiro, 2017 23:556 comments 3 views

Jovens sem nenhum senso de responsabilidade ou de perigo, afrontam diuturnamente as autoridades de Batalha, pilotando perigosamente motos, fazendo acrobacias e empinando-as em apenas um pneu. Na praça da Matriz e na avenida Inácio Farias, essa prática irresponsável é vista constantemente por esses jovens, que não imaginam o perigo que trazem para si e para os transeuntes inocentes.

A pouco tempo um senhor de idade foi vítima de um desses praticantes, que perdeu o controle da moto empinada e atingiu esse idoso, fazendo-o ficar prostrado em uma cama até hoje.

Nota-se que a maioria desses garotos são menores de idades que andam livremente de motos, no qual, caberia aos pais proibir, pois a responsabilidade penal em casos de flagrante, recai sobre eles.

Tratando-se do assunto, a redação do Folhadebatalha.com.br recebeu dois vídeos, de um jovem que arrisca sua vida, empinando pneu de moto. Em certa ocasião, o infrator utiliza apenas uma das mãos para equilibrar-se em cima da moto. Um flagrante filmado que deve ser apurado com rigor pelas autoridades competentes.

A redação do Folhadebatalha.com.br já enviou o vídeo para autoridades policiais, para que os mesmo investiguem e identifiquem o infrator.

A infração de trânsito do artigo 175 é comumente chamada de “direção perigosa” e ocorre quando o condutor quer utilizar o veículo para se exibir na via pública; o que se pune é a exibição da manobra, não constituindo infração, portanto, a simples frenagem do veículo (“queimar pneu”), por conta de estar em um declive, por exemplo, de forma não proposital.

Quando a exibição ocorrer em um evento organizado para tal finalidade, a infração de trânsito é diversa, prevista no artigo 174: “Promover, na via, competição esportiva, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via”.

Se a conduta também colocar outras pessoas em risco, o condutor terá cometido, além desta infração de trânsito, a contravenção penal do artigo 34 do Decreto-lei n. 3.688/41 (Lei das Contravenções Penais): “Dirigir veículos na via pública, ou embarcações em via pública, pondo em perigo a segurança alheia”.

Para as manobras realizadas com motocicleta, motoneta e ciclomotor, se o condutor realizar malabarismo ou equilibrar-se em apenas uma roda (empinar a moto), a infração será a prevista no artigo 244, inciso III.

A Lei n. 12.971/14 alterou, entre outras, a infração do artigo 175, tornando as penalidades mais severas: multa gravíssima multiplicada por 10 (total de R$ 1.915,40 e, a partir de 01NOV16, R$ 2.934,70), sendo aplicada em dobro no caso de reincidência em doze meses, além da suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.

6 Comments

  • Não são jovens simplesmente, são “trmbadinhas” perigosos. Boa parte deles inclusive portam armas e praticam assaltos. Como o poder público nada faz para freá-los, eles vão ganhando espaço e desenvolvendo a sensação de que podem tudo.

  • Meus amigos sejamos sinceros, vocês não sabem o que falam,para falar de jovens que estão portando armas e fazendo assaltos, isso e uma hipocrisia, quero ver a merda desta polícia me prender, tô preparado pra derrubar! Esses jovens, como eu, fazem isso a muito tempo… ninguém vai acabar com nosso divertimento não, tá ligado. Sejamos sinceros você não posta uma coisa que preste nessa merda de site, e ainda acusa os jovens que trabalham e compram suas motos para poder se locomover na cidade, não estou aqui para defender eles mas para lhe informar que uma noticia dessa e relevante pois essa pratica de empinar moto esta presente desde muito antes e você vem expor as pessoas e caso você não saiba, você pode ser processado por isso… mais uma vez repito não estou aqui para defender mas sim abrir os seus olhos pare de tentar criar situações e vá atrás de noticias que realmente importam, se não o bicho vai pegar…

  • Hoje em dia o Piauí esta entre os estados com maior indice de acidente automobilístico,para mim são assassinos indiretos porque vai um cidadão de bem na pista ai vem um irrespondível com uma moto fazendo isso air bate na pessoa que esta dirigindo au caminhando com responsabilidade morre ou fica doente depois esse tipo de gente vai preso mais sai logo da penitenciária e fica rindo dos familiares precisa que esses governantes e justiça tome providencia sobre esse tipo de gente se posso chamar isso se gente fique muito indignidade.

  • Existem uma grande diversidade entre pessoas. Umas não estão preparadas para escrever e publicar, escrevem o publicam o que acham que está correto de acordo com sua imaginação, ofendendo o que é legal e acusando o que não tem certeza. Outro tipo de gente, como estes rapazes, empinam suas motocicletas em lugares indevidos, sujeitos a causarem um acidente com eles mesmos e com outras pessoas que não tem nada a ver, isso é correto, é fato, mas um blogueiro que acusa livremente e sem um percentual de certeza de que estes são bandidos, irresponsáveis, etc. Estes sim devem ser penalizados pelos comentários, os motociclistas que praticam este esporte devem ser ajudados pelas autoridades em um local apropriado para a prática. Pois pesquisem em sites de esporte que o Brasil é representado na europa por atletas do ramo. Não se prenda apenas aos resultados negativos, ao que pode acontecer te ruim, mas sim o que pode acontecer de bom.

    • É, parece que há aqui ameaças sérias feitas à polícia e ao blogueiro. Penso que tais devem ser levadas às autoridades para que tomem providencia.

  • As autoridades são culpadas?
    O que?
    As autoridades?
    Cadê os pais. Ratardados. Perderam o controle de seus filhos. Cadê a imposição de respeito à sociedade que deveria vir da família. Não existe mais. Por quê? Porque estão mais preocupados em encher a cara cachaça e ensinar aos próprios filhos o que não prestam.
    Sociedade corrompida. Entidade famíliar em declínio. Aí a culpa é da policia, mal paga, que já faz o possível pra fazer a máquina de segurança pública que as leis deste país não deixam por que vendemos nosso voto bem baratinho para por criminosos no poder.
    POLÍCIA DE BATALHA E TODOS OS POLICIAIS DO BRASIL: PARABÉNS A VOCÊS, SÃO HERÓIS.

Deixe um comentário nesta matéria