Aplicativo do TCE/PI amplia o controle da gestão pública pelo cidadão

15 Março, 2017 11:180 comentários 12 views

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Olavo Rebelo, recebeu nesta terça-feira (14), no gabinete da Presidência, o auditor governamental Márcio Barros, da Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), e o professor José Bringel, do projeto Cuia do curso de Programação de Computadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Eles apresentaram ao TCE-PI o aplicativo “Gestão Transparente”, resultado de uma parceira entre a CGE e a UESPI que consiste em mais uma ferramenta colocada à disposição do cidadão para a fiscalização e acompanhamento da gestão pública.

Também participaram da reunião a conselheira Waltânia Alvarenga, o conselheiro-substituto Delano Câmara e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Plínio Valente. “Trata-se de uma ferramenta que aumenta e melhora o canal de comunicação entre o poder público e a sociedade”, afirmou José Bringel. Segundo ele, por meio do aplicativo qualquer pessoa pode formular reclamações, denúncias e monitorar a qualidade de serviços públicos e obras, com a possibilidade de anexar diversos formatos de mídia como texto, áudio, foto e vídeo. “A nossa intenção é de somar esforços com o TCE-PI no sentido de agregar mais um órgão fiscalizador ao nosso projeto”, explicou Márcio Bastos.

Para o procurador-geral do TCE-PI, Plínio Valente, “o ponto chave desse aplicativo está no fato de que atualmente o cidadão que faz, por exemplo, uma denúncia não sabe o que acontece com a sua denúncia, fica sem resposta, e esse programa muda isso, ele garante o retorno imediato ao cidadão que o utiliza. Trata-se de um instrumento responsivo”. O presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo, colocou o tribunal à disposição para a parceria e enalteceu o programa como ferramenta de controle do cidadão “que deve, sempre que possível, ser partícipe no processo fiscalizatório”.

O aplicativo “Gestão Transparente” é gratuito e está disponível na Play Store do sistema operacional Android, para smartphones e tablets. Em breve também estará disponível na plataforma iOS.

Deixe um comentário nesta matéria