Vacinação contra a gripe começa segunda-feira em Batalha

1 Maio, 2015 10:380 comentários 5 views

Vacinação-BrumadoA Prefeitura de Batalha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, dará início, na próxima segunda-feira (4),à Campanha de Vacinação contra agripe. A vacina que será disponibilizada combate três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).

O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, como diabéticos. Estudos e observações acerca do comportamento das infecções respiratórias demostram que estes grupos são prioritários, uma vez que são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Batalha, Ana Célia Carvalho, a campanha é essencial para combater a influenza. “A campanha contra a influenza é uma das principais formas que dispomos para combater a doença conhecida como gripe. É essencial que os grupos prioritários da campanha se dirijam às unidades básicas de saúde e se previnam das complicações causadas pela gripe”, afirma.

Tânia Penafiel, secretária municipal de Saúde, destaca o Dia D de combate à gripe. “No dia 9 vamos promover o Dia D de combate à gripe. A vacina estará disponível na Secretaria Municipal da Saúde, nas unidades escolares Conselheiro Saraiva, Fernando Castro, Maria do Carmo Melo, Gayoso e Almendra, além da Capela do Formigueiro e no Clube do Idoso Diva Nina, na Vila Kolping”, frisa.

Para receber a vacina, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. A vacina contra a gripe não elimina a doença ou impede a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, especialmente durante o período de maior circulação do vírus (de junho a agosto).

Medidas de prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, a adoção de simples cuidados podem evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e  não compartilhar objetos de uso pessoal. Isso porque a transmissão dos vírus influenza (da gripe) acontece, principalmente, por meio do contato com secreções das vias respiratórias. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Ascom Prefeitura de Batalha-PI

(86) 8855-8886

Deixe um comentário nesta matéria