Piauiense de Batalha vence Prêmio Paraná de Literatura

12 Dezembro, 2018 21:230 comentários

Raimundo Nonato Lopes Neto, piauiense do município de Batalha radicado em São Paulo desde 2013, venceu o Prêmio Paraná de Literatura 2018, um dos mais importantes concursos literários do país. Seu livro inédito “Todo Esse Amor que Inventamos para Nós”, na categoria contos, foi selecionado entre 532 concorrentes. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pela Biblioteca Pública do Estado do Paraná.

O jovem escritor é filho da professora Vanda Maria, neto do saudoso farmacêutico Dico Lopes. Estudou em Batalha até a 6ª série no colégio “Tia Lina”. Depois foi fazer 7 e 8ª série em Esperantina. Em seguida, terminou o ensino médio em Teresina, no Anglo e formou-se em Psicologia pela UESPI. Atualmente é servidor efetivo do quadro do Tribunal de Justiça da 1ª Região Administrativa Judiciária de São Paulo.

O Prêmio Paraná de Literatura é um prêmio instituído pela Secretaria da Cultura do Estado de Paraná destinado a reconhecer obras inéditas, de autores de todo o Brasil. Encontra-se dividido em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense.

Neste ano, a comissão julgadora, formada por nove membros, avaliou 1.852 trabalhos inscritos gratuitamente pela internet entre maio e julho. Carola Saavedra, Luiz Antonio de Assis Brasil e Oscar Nakasato foram os jurados da categoria romance. Ivana Arruda Leite, Andréa Del Fuego e Rodrigo Tadeu Gonçalves escolheram o melhor livro de contos. Marília Garcia, Ricardo Silvestrin e Wilberth Salgueiro analisaram as obras de poesia. A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da Biblioteca.

Vencedores

O júri apontou Kzar Alexander, o Louco de Pelotas, de Lourenço Cazarré (DF), como o melhor romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Lição da Matéria, de Daniel Arelli (MG), venceu a categoria poesia (prêmio Helena Kolody). E “Todo Esse Amor que Inventamos para Nós”, de Raimundo Neto (SP), foi o destaque entre as obras de contos (prêmio Newton Sampaio). O vencedor de cada categoria terá seu livro publicado pela Biblioteca Pública do Paraná com lançamento em Curitiba no primeiro semestre de 2018.

LEIA MAIS

Piauiense de Batalha é o único do Estado aprovado para Psicólogo Judiciário em São Paulo

Deixe um comentário nesta matéria

You must be logged in to post a comment.